quinta-feira, 1 de março de 2012

CULTNE - Mombaça "Paciência" ao vivo

Enviado por Cultne em 24/08/2011
CULTNE esteve presente no lançamento do clipe da música "Chega" do cantor e compositor Mombaça no palco do Zozô na Urca. No dia 06 de agosto (2011) o cantor lançou o clipe na festa Usafricarib.

Na oportunidade Momba;ca recebeu no palco o seu parceiro Don Filó que ditigiu o primeiro clipe do cantor para a música "Paciência" em 2001 na Africa do Sul, durante a Conferência Mundial contrao racismo que ocorreu na cidade de Durban.

O clipe foi gravado em um clima de descontração e festa, com as presenças do elenco e dos diretores do clipe, a atriz Carol Castro e Marco Bravo que abriram a porta de sua casa, em São Conrado, para a gravação do clipe. A gravação contou com uma produção de qualidade dirigido por Marco Bravo que estreou como diretor de clipes. O clipe contou com a participação de Alexandre Gutti, filho de Mombaça, que estreou como ator ao lado a da atriz Flavia dos Prazeres.

Mombaça interpreta e compõe um repertório versátil. Uma boa mistura de músicas românticas (MPB), com os ritmos afro-brasileiros. Seu trabalho é o resultado da fusão de sua experiência com as músicas sacra e popular, constantes nas suas letras e ritmos.

Mombaça é capricorniano, botafoguense e mangueirense de coração. Nascido e criado em Paciência, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, logo aos 5 anos de idade cantava na Igreja Batista frequentada por seus pais e os 6 irmãos, todos músicos.

Autodidata, logo cedo, Mombaça "arranhava" o acordeon do irmão mais velho, embora seu 1º instrumento tenha sido o cavaquinho, depois o bandolin e finalmente, o violão, que aprendeu sem método e sem mestre.

Cantou no côro principal da igreja (tenor), organizou e regeu o Côro Jovem da mesma, estudou canto no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e acomponhou artistas evangélicos.

Sua primeira experiência profissional foi com o Trio Centelha. Desfeito o grupo, Mombaça seguiu carreira solo.

Cantou na noite do Rio, participou de festivais, shows, discos, até gravar seu próprio disco solo, uma produção independente.

Martinho da Vila, como produtor fonográfico, foi o primeiro a gravar uma composição de Mombaça, nos discos que produziu para a ZFM Records. Trata-se do samba/bossa "Princesa Princesa", gravada pelo grupo "Musical Coeur-Sambá".

Mombaça que é cantor, compositor, jornalista e pesquisador carioca e violinista popular. Em 2010, relançou o seu novo CD "Afro memória + Pretinhosidade" pela gravadora Biscoito fino com participações de Mart'nália, Lokua Kanza, Maria Hime e João Carlos coutinho.

No repertório faixas de de seu novo álbum "Afromemória + Pretinhosidade", o mesmo que levou ao III Festival Mundial de Artes Negras na cidade de Dakar, no Senegal, em 2010. Serão 13 canções do CD em que o artista canta sucessos dele em parcerias com Gilberto Gil e Ana Carolina, "Torpedo" com Mart'nália, "Chega, Pretinhosidade", "Tava por aí" e "Obnubilado" com Sandra de Sá, "Baile no asfalto" e com o cantor congolês Lokua Kanza e o pianista João Carlos Coutinho as canções inéditas "Pra Viver ou Morrer de Amor".

Mombaça possui três CDs gravados: Mombaça (1999), Afro Memória (2002) e Afro Memória + Pretinhosidade (2010), uma reedição do segundo CD devido ao sucesso da música Pretinhosidade na voz de Mart'nália. Seu estilo é uma mescla de elementos afro e levadas de soul e pop, com influências diretas de Djavan e Filó Machado. Suas letras falam de integração racial, amor e justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário